Processo de têmpera:

Este processo, conhecido como têmpera, é um tratamento térmico de barras de aço inox que consiste no aquecimento do aço, seguido do seu resfriamento brusco. A princípio, o aço da barra é aquecido na forja até o seu ponto de fusão, em seguida ele passa pelo processo de recozimento, até que a peça apresente uma coloração avermelhada.

Na sequência, o material é imerso na água, no resfriamento do aço. A peça só pode ser retirada da água quando estiver totalmente fria. Esse processo faz com que as moléculas se contraiam, contribuindo assim para o seu endurecimento.

O processo de têmpera permite que a barra de aço inox ganhe mais durabilidade e fique mais resistente à corrosão.

Processo de revenimento:

É um tratamento térmico de uma peça temperada. O processo é realizado após o resfriamento da peça, em condições de temperatura controlada, atmosfera, tempo e velocidade. Por meio de reaquecimento abaixo da zona crítica e por resfriamento, o revenimento tem como objetivo ajustar as propriedades mecânicas das barras de aço inox.

É um processo bastante realizado em peças e barras de aço inox. Normalmente, são usadas peças que passaram recentemente pelo processo de têmpera, o que implica em transformações na estrutura e, consequentemente, no aumento de tensões internas no material.

Quais as vantagens do processo de revenimento?

Após passar pelo processo de revenimento, as barras de aço inox registram maior diminuição das tensões do material, melhorando sua durabilidade, além de outros benefícios, como maior resistência mecânica, melhora na usinagem, maior resistência ao calor, ao desgaste e à corrosão.

Principais tratamentos térmicos das barras de aço inox

Recozimento: restaura estruturas e características, além de ser responsável por homogeneizar e refinar as estruturas internas do aço.

Alívio de tensões: tem como objetivo reduzir as tensões superficiais nas peças através de um aquecimento controlado de aços soldados ou submetidos a tensões residuais, seguido por um resfriamento controlado.

Normalização: consiste no aquecimento das peças seguido de resfriamento ao ar, o que resulta em uma granulação mais refinada e uniforme.

Têmpera: aquecimento das peças em forno alto, seguido de resfriamento. O processo fornece maior durabilidade ao material.

Revenimento: as peças são aquecidas a temperaturas mais baixas do que na têmpera e resfriadas de forma natural em água ou em banho de sais.

Cementação: o processo é realizado através do aquecimento da peça a temperaturas elevadas que podem chegar a 1000ºC, em conjunto com um material rico em carbono. Esse processo fornece às peças maior dureza e aumento da resistência ao desgaste.

Benefícios dos tratamentos térmicos de barras de aço inox

Entre os maiores benefícios estão: o aumento da resistência, da durabilidade, da resistência à corrosão e ao calor, maior resistência ao peso e melhora na ductilidade.

Na Sandsteel fornecemos tratamento térmico de barras de aço inox e tratamento térmico de tubos de aço inox . Temos como missão promover a qualidade dos serviços e produtos, cumprindo as normas exigidas.

Saiba mais sobre tratamento térmico de barras.